top of page

COMPETIÇÃO X COOPERAÇÃO

 

I. APRESENTAÇÃO:

Somos competidores e cooperadores. Somos competidores ou cooperadores? Competição e/ou cooperação pode(m) acontecer ocasionalmente e/ou sistematicamente. Refletirmos sobre estas questões (e muitas outras) nos farão melhores.

 

II. OBJETIVO:

Este curso pretende facilitar a percepção e compreensão da competição e cooperação nas relações interpessoais, organizacionais/ institucionais e consigo mesmo.

 

III. PUBLICO:

A todas as pessoas que estão inseridas de forma direta ou indireta em funções que estão ligadas ao crescimento, metas ou conquistas. Pessoas que trabalham em grupo, líderes ou liderados. Mas que empenham forças para se sobressair em meio aos resultados. A aqueles que no exercício de suas funções se tornam competidores em seu meio ou se destaca como cooperador para os demais.

 

IV. METODOLOGIA:

 Exposições, Debates, Escuta Musical e Jogos Cooperativos / Textos, instrumentos musicais.

 

V. CARGA HORÁRIA:

Doze horas.

 

VI. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Reflexões sobre o eu.

2. Quem é o outro? Identificando parceiros e adversários.

3. Onde estamos? Reconhecendo os ambientes.

4. Jogos cooperativos. Desafios na cooperação.

5. Considerando nossas expectativas.

 

VII. FACILITADOR:

Erlon Lima. Bacharel em música (UFMG), atuou nas principais orquestras de Minas e São Paulo. Atualmente integra as orquestras de Santos e Santo André, leciona violino e viola. Pós graduado em musicoterapia (FMU/SP).

Conteudo adaptado para workshop: Quatro horas.

bottom of page